Despertando construtores, parte 6

Posted by Fabio souza     Category: Despertando Construtores

O lugar

Nascendo de novo

Voltamos para Nicodemos, um homem crente em Deus cuja forma de viver e sua crença estavam equivocadas (João 3.2). Por isso Yeshua (Jesus) condiciona a ele três coisas pra experimentar: tem que se ter uma nova concepção, abandonar uma e gerar a outra. Ocorre o mesmo quando Yeshua(Jesus) fala pra ele de entrar, aqui Jesus aponta que para ele ser participante, tem que ser – e ter – uma nova essência (água) e ser conduzido por outra realidade, pelo Espírito (João 3.3-5).

Nicodemos tem dificuldade de compreender o que Jesus estava propondo porque ele não estava reconhecendo Yeshua(Jesus) como Messias(Cristo), o filho de Deus. Logo Yeshua(Jesus) se põe a explicar essas coisas (que é a principal intenção do autor deste evangelho… João, um dos doze, confirma que Yeshua(Jesus) é o filho de Deus e que por meio dele se deu início ao processo de redenção da humanidade dando o direito a todo aquele que crer em Messias(Cristo) de ser feito filho de Deus), observem os versículos:

“Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu.” (João 3.11-13)

Então esse era o ponto ele precisava aceitar: que aquele Yeshua(Jesus) era o Messias(Cristo) dentro de sua concepção e mentalidade. Eu sei que o nosso problema não está em crermos em Cristo que ele é o filho de Deus, a nossa dificuldade é de viver dentro dessa realidade e de nos apropriarmos desse direito que temos de sermos feitos filhos. O texto diz… Mas a todos quantos o receberam deu-lhes a potestade de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome… Ou seja, a todos que têm Yeshua(Jesus) como padrão foi dado o direito de terem a condição de serem filhos de Deus. Isso é uma mudança de estado, o mesmo estado que Yeshua(Jesus) apresenta a Nicodemos no verso seguinte: Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus… Conforme já abordamos: seria “nascer de novo, o que significaria o abandono de uma concepção, uma morte, até para que uma nova venha nascer”.

Essa mudança de estado está relacionada com nossa visão de mundo. Yeshua(Jesus) pergunta a Nicodemos “Se vos falei de [coisas] terrestres e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?” As coisas da terra no texto são as coisas presentes de onde estamos, no que estamos vivendo, que estão à vista.

Em particular no seu espírito você não ressuscitou… Não é somente o nascer de novo, mas o correto é nascer algo novo… Um novo nascimento… Se o Senhor tivesse ressuscitado seu espírito, o antigo, que espírito você teria? O mesmo espírito de antes? De qual natureza? Humana?

Deus não ressuscitou seu antigo espírito, mas deu origem a uma nova criação no seu espírito com uma nova natureza divina. Então temos “o filho” que é Deus, que é de natureza divina, para produzir uma adoção. Para produzir adoção, Deus faz dar-nos uma natureza divina através de um novo nascimento, uma nova criação… Deus não poderia ter filhos humanos, mas sim ter filhos da mesma natureza para podermos nos relacionar.

Direitos da adoção

Para compreendermos melhor esse tema, temos que nos basear na lei judaica de adoção. O direito de primogenitura dava uma herança, uma porção especial maior que a de todos os outros, mas a maior diferença não se tratava somente das coisas materiais, mas sim no fato de que o primogênito herdava o governo e a posição de seu pai – a posição de autoridade.

O direito de primogenitura nos gera identidade. Esta herança de primogenitura que pela adoção recebemos em Cristo. A herança que temos em Cristo vai nos levar à unidade com o Filho e com o Pai; Deus nos tem dado por herança a natureza e todo o necessário para que sejamos um com Ele, o Pai.

3 Responses to “Despertando construtores, parte 6”

  1. Amanda Says:

    Isso significa que sendo um com Cristo eu também herdo o direito ao governo, a posição de autoridade, etc, apesar dele continuar sendo o primogênito??

  2. Kaylee Says:

    Identified your article incredibly remarkable indeed. I seriously apterciaped browsing it so you make really some excellent points. I will bookmark this site for that future! Relly excellent write-up.

  3. http://www./ Says:

    It’s great to find someone so on the ball

Leave a Reply