Despertando construtores, parte 4

Posted by Fabio souza     Category: Despertando Construtores

O zelo sem entendimento

“Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.” (Romanos 10:2-4)

O zelo que a Igreja carrega pode já nos ter contaminado, porque o zelo cego não dá entendimento e passamos a estabelecer um padrão, uma teologia que nos fecha, nos bloqueia para vermos e ouvirmos o que o Espírito Santo está fazendo, movendo e dizendo. Por isso, Mateus 13:14-16: O CORAÇÃO DELES SE ENDURECEU, o entendimento. Por isso eles não são convertidos e curados, por isso não têm ouvidos para ouvir, por isso falo em parábolas.

Angústia

Os momentos de grandes movimentações serão marcados por momentos de angústia. Não é regra, mas é freqüente. E deve-se ter atenção. A angústia pode nos tirar, nos levar a orar o que é contrário à vontade de Deus.

“Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei.” (João 12:27-28)

A oração dele foi curta, mas eficaz, pois estava alinhada à vontade de Deus. O aumento de autoridade é gestado em momentos de angústia.

O que determina nosso entendimento é a entrega. Isso vai ser determinante para que ouçamos o Espírito. Como perceber o Espírito? Dedicando-nos. Entregando-nos.

O mais importante não é entender tudo. O mais importante é entrar naquilo que foi entendido. Porque essa é a clareira que nos leva ao próximo entendimento. É como um terreno que ainda não foi desbravado. Mas uma vez que tenho um espaço que já foi descoberto e ENTRO nele, eu sigo mais à frente.

A atuação do Espírito nos torna sacrifícios vivos, e não mortos. Por causa do sangue do Cordeiro, o Espírito está aqui na terra PERMITINDO que os sacrifícios sejam vivos e não mortos para que sejam chamados de sacrifícios. Sacrifícios vivos, santos e agradáveis.

Ser batizado no Espírito vai muito além de uma ação, tem a ver com entrarmos em uma pequena brecha que nos coloca dentro de algo muito imenso.

Entregar-se ao ponto de crer que ele vai ressuscitar o que vamos entregando – Abraão entregou o futuro dele, Isaque era o futuro da história de Abraão. Não se aferrar ao passado para que se possa entrar no futuro.

Deus obscureceu o entendimento deles e hoje traz um temor para aqueles envolvidos com o que Ele está movimentando porque esse movimento também está sendo confiado a eles. É necessário entregar tudo.

Avanços

Onde nós estamos posicionados interfere nossa visão. Onde você está hoje? Eu posso te suspender para que você possa ver um pouco melhor, mas nunca desfazer o que te apóia hoje. Em cada processo que Abrão viveu do que Deus havia falado com ele desde o início. Ele foi sendo ampliado em cada avanço; até em situações em que ele se envolveu – provocadas por ele mesmo – Deus vinha intervir e ampliava sua visão. Tenho percebido que a missão dificilmente se altera, a visão sim, e os valores vão sendo inseridos na missão. Você aprende que sem eles compromete-se a missão e corre o risco de se perder e ofuscar a visão.

Ouvido e vendo

“…Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho” (Mt 11:2-5).

Onde estão focados os nossos olhos? Porque é a partir de onde estiverem focados nossos olhos e ouvidos que são formadas nossa mente e nossa capacidade de ler os tempos e acontecimentos. E foi isso que Jesus fez com João, redirecionou sua visão. Às vezes me pergunto por que João não se tornou um dos discípulos ou apóstolos de Jesus. Por que ficou tão distante ao ponto da sua visão se ofuscar assim? Bom, já ouvi algumas teorias e confesso que ainda sigo buscando compreender o por quê.

Leave a Reply