AJUNTANDO TESOUROS NOS CÉUS

Postado por Fabio souza     Categoria: Blog

Perspectivas para 2010_Parte 2

Se deus repete a mensagem sobre buscar o reino, é porque continuamos procedendo sem buscá-lo, ainda que não estejamos externando isso. Continuamos construindo sobre a areia: tendo o entendimento, mas não o praticando.

Por conseguinte, vive-se correndo atrás de resolver problemas, porque se está construindo num lugar onde a traça e a ferrugem corroem. Quando se constrói no céu, a traça e a ferrugem não corrompem. Assim, não viveremos correndo atrás de resolver problemas. Eu preciso comprar por necessidade, e não para acumular. Leia-se acúmulo: coisas que temos e não usamos há 6 meses, por exemplo. Se acumulamos, não estamos fazendo tesouro no céu, e aí sim nos faltará.

A possibilidade da falta às vezes é importante, porque nos faz rever nosso coração, nos instigando a dar uma resposta sobre aquilo que está nos confrontando. Estamos sendo verdadeiros em nossa busca, em nosso viver? Ou apenas negociamos prioridades conforme nos convém??? (Atos 5.1-11)

Guardar = vigiar. De tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração. O exame precisa ser constante.

Em qualquer tempo, especialmente em 2010, aquilo de que precisamos não vai faltar. Serão dias de derramamento, MAS nosso coração precisa estar pronto, CORRETO. Para que POSSAMOS viver isso em retidão. Do contrário, isso nos será perdido.

Para que o povo cumpra todo o propósito, há derramamento de Espírito e prosperidade provenientes de uma postura de obediência, posicionamento e atendimento ao chamado. Joel 2.18-32:

SUSTENTABILIDADE

… Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações…

FLUIDEZ ECONÔMICA

…Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a figueira e a vide produzirão com vigor…Não temas, ó terra, regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR faz grandes coisas… Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia… As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo.

INFLUÊNCIA ESPIRITUAL

…E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias… E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo…

O ALVO

O que entendo lendo essa seqüência que o alvo estar bem definido, deve esta também para nós, Ele moverá tudo isso para… Todo aquele que invocar o nome do SENHOR seja salvo… Todo que numa cidade e em uma região “invocar” haverá condições, não faltará condições para que eles sejam alcançados seremos supridos cada um de acordo com sua função para corresponder o que esta sendo movimentado pelo Espírito em uma região. Vejo uma estrada se formando nos negócios para isso, faz tempo observo a movimentação de Paulo e sua equipe e acho interessante a forma de como ele entende como devia se conectar na cidade de Corinto. Em Atos 18 ele encontra um casal de comerciantes ou empresários e trabalhar voltar a exerce sua profissão, focado naquela região e não no seu próprio beneficio. Ele se esforçava no trabalho manual durante a semana e aos sábados estava nas sinagogas, como diz o texto… Persuadindo tanto judeus como gregos… Creio que se usarmos bem os negócios, se verá um transbordar conforme profetizado por Joel, não se esquecendo do foco; o Senhor diz: Eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade…

Teremos o suficiente

O que estamos construindo, um bezerro – benefício – ou um tabernáculo – sacrifício???? As duas coisas estão no mesmo cenário. Mas Ele sempre dá o suficiente na hora, para construir o que é o correto. Por isso o povo de Israel saiu do Egito para o deserto com todo o ouro do Egito. Todo o ouro era necessário para construir o tabernáculo. Apesar disso, o ouro, que era suficiente para uma obra muito maior, foi usado para construir um bezerro, algo muito menor. Eles estavam adulterando o produto que deveria ser construído com aquela medida exata.

Somente quando construirmos o tabernáculo, Ele virá ao tabernáculo, e quando Ele vier, nós saberemos qual o próximo passo que devemos dar. Enquanto a nuvem dEle não vier, não há conhecimento do próximo passo. Os mesmos processos vimos em Joel 2.

Quando se está em áreas de influência apenas por benefício próprio (dinheiro e benefícios/gratificações, local de trabalho favorável, pessoas fáceis de lidar, etc), não estamos indo pelo Reino. Porque nosso trabalho, nossa ocupação profissional, deve ser um SACRIFÍCIO e não BENEFÍCIO PRÓPRIO.

Assim, se observamos que em um determinado momento Deus está elevando pessoas, é porque está abatendo outras, para deixar notório o que está fazendo. Essas pessoas que são elevadas estão obedecendo a Ele e testemunhando sobre Ele. Ele quer mostrar que é Ele quem está fazendo. Por isso, ele abate ao mesmo tempo em que ergue. Ele é Justo em suas medidas. E os que tiram proveito de Sua Justiça para si são corrigidos, porque eles estão querendo sair de Sua ordem. Quando Israel era abatido, outros povos eram automaticamente exaltados.

Viver além daquilo que Ele quer que seja vivido = injustiça para Deus (Atos 5.1-11).

Se Deus deu uma caneta, é porque preciso de uma caneta. Mas se também adquiri um lápis, foi por força do meu próprio braço. Vamos assim, buscando as outras coisas, como os gentios, sem buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, e as demais coisas não vão sendo acrescentadas.

Perspectivas para 2010

Postado por Fabio souza     Categoria: Blog

2010 sobre 2000

Vejo que 2010 é um ano de inícios e avanços como ocorreu em 2000. Na minha cabeça surge uma imagem desses números, um sobre os outros. Percebo que está sendo zerada uma contagem de ciclos geracionais. Em julho deste ano comentei sobre isto, o “marco zero”: “Zerar tudo e começar tudo novo para um novo tempo é, sim, um desafio, mas nada que já fizemos e vivemos até aqui tem valor para o que está sendo colocado à nossa frente”. Foi esta percepção que tive neste período do ano de 2009 de julho até agosto. Eu disse naqueles períodos: …estarão se abrindo portões, liberações estarão acontecendo: é a entrada para 2010. Hoje tocaremos o próximo ano… Hoje!

Então temos que zerar. Isto não é o mesmo que desconsiderar é apenas estarmos cientes de que os desafios se apresentarão – inclusive os mesmos desafios de épocas passadas, mas que não podem ser abordados da mesma maneira ou forma. Porque, embora os desafios e dificuldades sejam os mesmos, “os tempos” são outros, e temos que estar sujeitos aos “tempos e épocas”; são eles que direcionam a nossa vida. Não se solta pipa sem vento (que profundo, hehe), você precisa de ventos – e não poucos, mas os suficientes para erguê-la. Tampouco, se solta pipa com ventos fortes, pois do contrário você a perderá.

Sinas dos tempos – Como discernir

Eu particularmente prefiro basear meu presente por aquilo que está vindo, pelo que o Espírito está trazendo, e sei também que está vinculado com os ventos da terra formados pelos comportamentos dos homens. Procuro ler os “sinais dos tempos”. Geralmente, a expressão “sinais dos tempos” é usada para descrever certos acontecimentos ou situações que dizem anteceder ou apontar para a segunda vinda de Cristo. Nesta posição, a orientação primordial destes sinais é para o futuro, especialmente para os eventos que dizem respeito à volta dEle. Deve ser observado, entretanto, que a única passagem onde esta expressão é citada nas escrituras não se refere primeiramente ao que é futuro, mas àquilo que Deus fez no passado e está revelando no presente. “Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?” (Mateus 16:3). A indicação primeira não é para o futuro, senão para passado e presente. Os sinais nos dão indicação do tempo que estamos vivendo e assim, se nos inserirmos, teremos indicação para o futuro. Como se fosse um ponto de referência do tempo. O Senhor domina sobre tudo e está realizando seus propósitos. Temos, então, que estar primeiramente alinhados com o que o Espírito já falou para podermos seguir para o futuro, por isso comecei mencionando algo que já foi falado. Baseados nisso, temos uma plataforma se formando para a próxima estação. O cumprimento da profecia será maior que a profecia …

Em primeiro lugar

Vamos refletir mais uma vez nas palavras do nosso Senhor registradas nas escrituras: … mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Entenda que a palavra “primeiro lugar” indica “o que deve ocupar o espaço antes de tudo”, como se Ele estivesse pensando em uma construção. Assim, Ele aponta para uma fundamentação, é justamente isso que Jesus está comunicando, sobre como vivemos, como construímos e em que baseamos nossa vida. Isto nos será necessário porque vejo 2010 como um tempo de manifestação e atuação sobre palavras que foram liberadas desde 2000 e, como Deus é um Deus de processos, esse período dependerá de como e onde estamos posicionados em relação a tudo o que o Espírito tem nos falado desde aquele tempo. Entendo que hoje o Espírito faz ressoar estas palavras de Jesus. Com estas palavras, Jesus está ensinando sobre fundamentos sólidos e sobre uma ordem, a justiça de Deus. A justiça sempre traz ordem; num reino sempre deve haver justiça, que consiste em valores e princípios deste mesmo reino, que servem para nos proteger, nos fazer avançar em todos os sentidos e manter a ordem. E Ele complementa esse ensino com uma ilustração da casa construída sobre a rocha e de outra construída sobre a areia (Mateus 7.24-27).Logo, uma vez que nossa base seja a influência da justiça do reino de Deus que nos traz uma ordem, todas as coisas vão sendo acrescentadas ordenadamente conforme a sua justiça.Se hoje começamos a nos ocupar com o reino de Deus em tudo, teremos aquilo de que precisamos – o que comer, vestir e beber. Este é o fruto da verdadeira prosperidade.

Continua…